Artigos

Terror psicológico


Tenho observado muitas pessoas, principalmente mulheres que precisam enfrentar maridos destruidores,  pessoas enfezadas a ponto de usarem armas emocionais violentas a favor de si próprios.

São pessoas que tem de certa forma uma grande capacidade de comunicação e utilizam isso como arma fazendo com tudo isso um grande terror psicológico sobre suas vítimas.

Acontece também com frequência entre chefes e subordinados, onde o subordinado para manter o emprego precisa muitas vezes aguentar calado humilhações e comentários muito maldosos.

Que perfil tem estas pessoas? Como se livrar de uma pessoa assim?

Vou falar de ambos os perfis aqui, primeiramente da pessoa que é o terrorista. Essa pessoa geralmente utiliza suas armas somente sob aquelas  pessoas que de alguma forma se submetem, sei que isso é obvio, mas é que muitas vezes, a situação não é tão simples assim e a pessoa que se submete naquele momento não tem a capacidade de enxergar o quanto aquilo que o outro faz é realmente “terrorismo”.

Essa pessoa que utiliza armas de poder contra outras tem uma necessidade muito grande de se sentir aprovada, como estas pessoas não se sentem capazes emocionalmente, elas se sentem bem quando “ganham” algo sobre o outro.  Mas devido a incapacidade que elas tem, a única forma que elas arranjam para fazer isso (se sentirem valorizadas/aprovadas)  é forçando algo. Então são pessoas que utilizam uma certa posição como poder (falso poder). Funciona mais ou menos assim: Elas obrigam o outro a fazer o que elas querem forçando o outro através de chantagem, agressão e muitas outras armas. Pois assim elas conseguem de certa forma este “falso poder”.

Falso poder porque elas não se sentem dignas suficiente para serem honestas consigo mesmas. Esta pessoas sofreram muito e geralmente a necessidade de atenção e amor é tão grande que sentem este falso poder forçando situações. Elas não percebem que é tudo falso.  A amor verdadeiro não cobra nada. Fazer algo pelo outro por carinho é muito diferente da situação na qual a pessoa precisa fazer por obrigação. O resultado final aparentemente é o mesmo, mas o  sentimento por trás é totalmente outro.

Em contrapartida a pessoa que se submete pode ter vários perfis. O primeiro eu já disse acima, muitas vezes a situação se torna  difícil de sair, pois a pessoa se encontra amarrada a situação de diversas formas. O que essa pessoa não percebe é que existe uma solução, mas geralmente  estas pessoas precisam de alguém de fora que mostre o caminho. Em casos extremos onde o outro utiliza além do poder emocional, também agressão, fica mais complicado ainda, mas existe luz no final do túnel!

Não ache você que o perfil da pessoa que se submete é de alguém sem conhecimento! Vejo pessoas de todas as classes sociais, de todos os tipos que se submetem a este tipo de terrorismo. Estas pessoas de certa forma se sentem menos valorizadas também, pois entendem dentro delas que precisam provar que valem, então como o outro não as valoriza, elas ficam constantemente tentando provar e se submetendo. É um ciclo vicioso que a pessoa não consegue enxergar.

O caminho de cura para ambos é entender onde tudo isso começou,  como esta pessoa  vivenciou os primeiros anos de vida, como ela entendeu sobre quem ela pode ou nãos ser. Geralmente estas pessoas  não tiveram suas necessidades básicas de amor e  cuidados supridas da forma devida, então mais tarde na vida a pessoa tenta resgatar isso submetendo o outro ou se submetendo ao outro. 

Isso pode ser  tratado entendendo como exatamente isso aconteceu e principalmente como cada pessoa lidou com isso, já que cada um entende, absorve e lida diferente com as adversidades da vida. É um caminho de retorno, onde chega-se a raiz, a primeira vez que isso aconteceu, então voltamos ano a ano curando todos os “buracos” e assim refazendo esta sensação emocional. Assim a pessoa se sente segura e consegue assim caminhar bem em sua vida, parando de se submeter as diversas situações que só a puxam para baixo.
Se você tem este perfil que descrevi acima, é necessário ir a raiz do problema, para assim você acreditar e sentir quem realmente você é descobrir então todo o seu valor! Utilizo uma técnica rápida, geralmente em um mês as pessoas já tem grandes resultados!
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Um obstáculo por vez!


Mantenha uma lista com "passos" para atingir o seu objetivo principal. Esta lista deve estar em ordem do mais difícil para o o mais fácil, se for preciso divida o mais difícil em outros pequenos passos.

Realize um passo de cada vez, e passe ao próximo somente quando o primeiro já estiver bem organizado e feito.
Mantenha uma data limite para atingir cada passo. Coloque em sua agenda como um compromisso a cumprir!
Mesmo que sua lista tenha 100 passos, mantenha-se sempre atualizado com sua lista. Visualize em sua mente seu objetivo e os passos para atingir a meta.
Tenha em mente as seguintes questões: Onde estou agora? Onde desejo chegar? E o que é necessário que eu faça de minha parte para chegar lá? (assim terá um lista exata de passos a seguir!)

Cristina Longhi  - Comunicadora da Rádio Mundial

_________________________________________________

Qual é o seu verdadeiro propósito na vida? Que profissão é a melhor para você?


Muita gente sente que deveria estar fazendo outra coisa ou estar em outro lugar. O que é considerado viver seu propósito de vida?

Considero viver fazer aquilo que você sabe que é bom para você. Tudo o que que traz um sentimento imenso de gratidão pela vida. É aquela sensação de prazer intensa que se sente por estar fazendo algo que o realiza totalmente.

Mas como saber o que é isso no caso de você não ter nenhuma ideia sobre aquilo que realmente gostaria de fazer?

Bem, viver a vida dos seus sonhos começa descobrindo tudo o que você faz de melhor. Esta é a melhor forma de saber se está no caminho certo.

Então comece eliminando opções que não tem nada a ver com aquilo que sente que você é. Coisas incompatíveis com a sua vontade. Tente mudar aos poucos todas as opções que foram escolhidas por causa das circunstâncias da vida ou por outras pessoas. Lembre-se de sua infância e das coisas que te davam mais prazer em fazer, assim poderá fazer uma nova escolha baseado em sentimentos verdadeiros.

Ajuda você se imaginar no mundo sozinho. Se não tivesse que prestar contas de nada para ninguém e se não tivesse nenhuma preocupação financeira, o que você faria? De que forma? Este será um excelente parâmetro para mostrar se você hoje está perto ou longe de seu verdadeiro propósito. Ajuda também a imaginar algo que faria até de graça, simplesmente por prazer.

É provável que você se descubra agora em um lugar muito distante do verdadeiramente desejado por você. Neste caso o que deve fazer?

Se esta for a sua situação, você precisará estudar opções para colocar aquilo que gosta em sua vida agora. Sei que não  dá para  largar um emprego que paga as suas contas e se atirar em algo incerto, mas é necessário que você se coloque no caminho daquilo que gostaria de fazer.

Uma dica que dou é começar a se envolver em sua desejada vida profissional, a princípio em forma de hobby. Estude sobre o assunto, se envolva diariamente em coisas ligadas a ele e monte um plano concreto para realizá-lo.

Por exemplo, se você ama música e gostaria de trabalhar com isso, mas hoje tem um excelente emprego em uma área completamente diferente, eu sugeriria que se envolvesse  na profissão pelas beiradas, de forma indireta. Poderia vender coisas relacionadas, fazer uns extras na área, participar de algum tipo de organização, dando aulas ou aprendendo sobre o assunto. É necessário que se envolva até que um dia descobrirá algo que poderá fazer diretamente e com segurança.

O caminho é simples quando você tira da frente todos os obstáculos e sentimentos, como "não posso", "não consigo", "é difícil", e os substitui por possibilidades que você mesmo colocará em seu caminho. Assim tudo ficará mais fácil.

Viver seu propósito de vida lhe trará a verdadeira felicidade!
Cristina Longhi - Comunicadroa da Rádio Mudial

____________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário